Finanças Sustentáveis

Micro Crédito

“Crédito é um direito humano.” - Prof. Yunus.

O que é microcrédito?

A primeira Cúpula do Microcrédito ocorreu de 2 a 4 de fevereiro de 1997, em Washington, D.C., Estados Unidos. O evento lançou uma campanha global para levar crédito e outros serviços financeiros a cem milhões de famílias dos países mais pobres, especialmente às mulheres, até 2005.
Superada essa fase, duas novas metas foram estabelecidas para cumprimento até 2015: levar crédito e serviços financeiros a 175 milhões de famílias pobres; e assegurar que cem milhões de famílias superem o patamar de um dólar por dia.

A definição de microcrédito adotada na época da cúpula foi: programas de concessão de pequenos empréstimos a pessoas pobres para projetos de “auto-emprego” que gerem renda, permitindo-lhes cuidar de si mesmas e de suas famílias.

Essa definição difere de país a país. Os critérios utilizados, normalmente, incluem o tamanho dos empréstimos (micros ou pequenos); o tipo de fundos (geração de renda, desenvolvimento das empresas, mas também para uso da comunidade nas áreas de saúde e educação); e os termos e condições (a maioria dos termos são flexíveis, de fácil compreensão e adaptados às condições locais da comunidade).

Fonte: http://www.grameen.com


© copyright 2014 Ética da Terra - Rua Fidêncio Ramos, 160, 6o andar– Bairro Vila Olímpia - CEP:04611-000 - São Paulo SP - Brasil