Comentários sobre o livro Roleta Genética

“Transgênicos não rotulados em nossos alimentos vão contra o que aprendi em meus 30 anos como um agricultor familiar. A agricultura deveria ser sustentável, os alimentos deveriam ser saudáveis e seguros e as pessoas merecem saber o que estão comendo”.

— Senador dos Estados Unidos John Tester

“Quando eu trabalhava na Monsanto, avisei aos cientistas e executivos que nossos alimentos transgênicos poderiam causar doenças, mas ninguém sequer quis ouvir, muito menos pesquisar os efeitos colaterais imprevisíveis. Para eles, tratava-se apenas de lucro. Agora, toda nossa população está ameaçada pelos sérios perigos descritos no livro Roleta Genética”.

—Kirk J. Azevedo, DC

“A introdução de genes alienígenas em um genoma demanda uma manipulação tecnológica impressionante, mas continuamos muito ignorantes sobre como o genoma funciona para podermos antecipar todas as conseqüências, sutis ou óbvias, imediatas ou de longo prazo, dessas manipulações. Este livro valida as preocupações dos críticos da biotecnologia, que avisaram que nosso conhecimento é primitivo demais para evitar conseqüências inesperadas e perigosas”.

— David Suzuki, geneticista, autor de mais de 30 livros, premiado com o prêmio de ciência da UNESCO

“A exposição mais abrangente, bem documentada e fácil de ler sobre os sérios perigos à saúde dos alimentos transgênicos”.

— Samuel S. Epstein, medico, professor emérito de Environmental and Occupational Medicine, University of Illinois School of Public Health, e presidente do Cancer Prevention Coalition

“Eu costumava fazer testes para alergias à soja todo tempo, mas, agora que a soja é geneticamente engenheirada, ela se tornou tão perigosa que eu oriento para nunca comê-la, a menos que seja orgânica. Roleta Genética mostra porque se deve evitar os alimentos geneticamente modificados para se manter saudável”.

— John H. Boylen, médico especialista de ouvido, nariz e garganta, e alergias

“Roleta Genética é dinamite. Ele explode totalmente a complacência e a apatia que têm permitido que os alimentos geneticamente engenheirados se introduzam furtivamente em nosso alimento. Com base científica, este livro é indispensável a qualquer um que queira conhecer a verdadeira resposta sobre a segurança desses alimentos”.

— John Robbins, autor de Healthy at 100, The Food Revolution e Diet For a New America

“Parabéns, Jeffrey Smith, por sua coragem. Graças a suas investigações incansáveis não precisamos mais nos perguntar por que as corporações que disseminam os transgênicos são tão secretas, gastando centenas de milhões para nos impedir até mesmo de saber quais alimentos contêm transgênicos. Elas não querem que examinemos sua ciência fajuta, suas provas suprimidas e, principalmente, os verdadeiros riscos à saúde que os transgênicos apresentam. Leia Roleta Genética não só para proteger a si e sua família, mas para aprender através dessa história de tirar o fôlego o que todos os americanos necessitam fazer para recuperar nossa democracia e proteger nosso planeta”.

— Frances Moore Lappé, autor de Democracy’s Edge e Diet for a Small Planet

“Nenhum perigo para nossa saúde é maior do que os alimentos que contêm organismos geneticamente modificados (OGM). Como conhecimento é poder, eu recomendo que todos os que se preocupam com sua saúde e com a saúde dos que lhes são caros leiam o novo livro Roleta Genética de Jeffrey Smith. Como educador sobre saúde e pai de uma criança farei tudo o que me for possível para manter esses alimentos transgênicos fora das geladeiras e armários e longe das mesas daqueles com quem me relaciono. A melhor forma de fazer isso é insistir na recomendação deste livro”.

— Jordan Rubin, fundador e presidente do Garden of Life e autor do bestseller (New York Times) The Maker’s Diet

“Roleta Genética é LEITURA OBRIGATÓRIA para todos os pais. O trabalho de Jeffrey destaca alimentos não testados que foram introduzidos nos pratos de nossas crianças sem consentimento prévio dos pais. Os riscos à saúde associados com esses novos alimentos têm o potencial de impactar todas as crianças da América – não apenas aquelas com alergias a alimentos. O melhor presente que você pode dar a seus filhos é ler Roleta Genética, pois o conhecimento que você ganhará é imensurável e irá durar uma vida – a de seus filhos”.

— Robyn O’Brien, fundadora do AlergyKids e mãe de quatro filhos

“Jeffrey Smith levanta sérias questões sobre a produção de alimentos transgênicos. Baseando-se em pesquisas meticulosas, Roleta Genética oferece um lembrete assustador de que os efeitos dos alimentos transgênicos na saúde humana praticamente não foram testados. E, se não podemos supor que todos esses alimentos sejam perigosos, também não podemos supor que sejam todos seguros, especialmente no longo prazo. Apesar disso, nos Estados Unidos não há rotulagem e esses produtos infiltram-se em nossos lares através de muitos alimentos distintos. Se você se importa com sua saúde e a de seus filhos, compre este livro, conheça os potenciais problemas e tome uma atitude”.

— Drª. Jane Goodall, DBE, fundadora do Jane Goodall Institute e Mensageira da Paz da ONU, www.janegoodall.org

“Jeffrey Smith é o principal especialista mundial no que diz respeito ao entendimento e à comunicação de aspectos de saúde envolvendo os alimentos transgênicos. Roleta Genética, que traz contribuições originais de cientistas de todo mundo, mostra claramente que a Agência para Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA) não deveria ser tão descuidada sobre os perigos potenciais dessas tecnologias”.

— Candace Pert, PhD, autora de Molecules of Emotion e You Need to Know to Fell Go(o)d e ex-chefe de seção do National Institutes of Health

“Educadores têm a responsabilidade de ser informados sobre os riscos potenciais dos alimentos geneticamente engenheirados. Eu conclamo administradores escolares a ler Roleta Genética e a tomar medidas preventivas para protegerem a saúde de seus estudantes”.

— Richard Beall, PhD, diretor da Carolina International School

“Roleta Genética, de Jeffrey Smith, destrói o mito de que organismos geneticamente modificados são seguros e vai tirar o sono dos apoiadores não críticos dos transgênicos. Ele contém uma quantidade de informações recentes, descrevendo claramente todas as descobertas negativas, desastres e perigos reais causados pela engenharia genética, assim como os possíveis problemas à saúde associados com essa tecnologia. Em contraste com a propaganda da indústria, todas as informações no livro são totalmente referenciadas. Eu aconselharia a todos pegar uma cópia agora e ler, independentemente do lado que se estiver no debate sobre OGM. Trata-se de um tesouro real e o livro mais importante sobre OGM para os fazedores de políticas, os cientistas e o público”.

— Arpad Pusztai, PhD e Susan Bardocz, PhD, DSc, ambos eram do Rowett Institute, consultores do Instituto de Gene-ecologia da Noruega e especialistas em avaliações de segurança sobre os alimentos geneticamente modificados

“O processo pelo qual as plantas são atualmente geneticamente engenheiradas é um processo mutagênico. Os cientistas ainda têm muito a aprender a respeito das consequências de colocar genes bacterianos, virais ou de qualquer outro tipo no contexto estrangeiro do DNA de uma planta. Por essas e outras razões que descreve neste livro, Jeffrey Smith acredita que os produtos desse processo mutagênico de engenharia genética deveriam ser estudados com maior rigor científico e melhor regulamentados – especialmente pelo FDA – antes de serem liberados para comercialização. Ele está absolutamente certo”.

— Belinda Martineau, PhD, geneticista molecular, co-desenvolvedora da primeira planta geneticamente modificada comercializada e autora do First Fruit: The Creation of the Flavr Savr ™ Tomato and the Birth of Biotech Food

“Se uma única curta mensagem pudesse resumir este livro excepcionalmente detalhado, bem escrito, brilhantemente apresentado e profundamente perturbador sobre biotecnologia na nossa cadeia de alimentos, seria a citação inicial da seção 4.6; “A biologia é muito mais complexa que a tecnologia.” Este volume não precisaria nunca ter sido escrito se cientistas, corporações e reguladores realmente acreditassem nisso; nenhum deles teria participado de tão arriscado experimento, e com tão pouca informação, tratando os genomas de plantas como peças de Lego e forçando os resultados para dentro dos alimentos, ao invés de controlá-los. Como o experimento continua apesar dos riscos, Jeffrey Smith coletou em um único volume todos os estudos (poucos demais) sobre os efeitos dos alimentos biotecnológicos à saúde de animais e humanos; juntou explicações claras de porque os efeitos negativos perigosos podem ter ocorrido, algumas razões de a regulamentação ter se mostrado completamente ineficaz e as falhas técnicas nos estudos da indústria, que evitam que eles encontrem os inesperados (mas inevitáveis) efeitos colaterais. Leia este livro, ou folheie – isso é possível porque o autor o fez em um formato que permite uma passada de olhos ou a leitura completa – e então remova de sua lista de compras tudo o que possa conter ingredientes geneticamente modificados, escreva para quem processa os produtos que você parou de comprar e ajude a acabar com o experimento”.

— Joan Dye Gussow, autora do This Organic Life, professora emérita de Nutrição e Educação, na Columbia University, ex-membro do Diet, Nutrition and Cancer Panel da National Academy of Sciences e ex-membro do Food Advisory Committee do FDA

“Quando meu filho de 12 anos nasceu, os alimentos transgênicos não faziam parte da dieta norte-americana . Hoje, cerca de 30% de nossa área cultivada é plantada com transgênicos. A maioria dos norteamericanos sente-se desconfortável com a ideia de comer alimentos transgênicos, mas, ainda assim, os comem todos os dias sem saber. É hora de nós fazermos uma escolha! Ou nos satisfazemos com respostas científicas sólidas às dúvidas claramente levantadas no Roleta Genética – ou temos que mudar o que comemos. Quando consumidores na Europa e no Japão agiram segundo suas convicções, os alimentos transgênicos foram em grande parte eliminados das lojas”.

— Alan Greene, médico, pediatra e autor do From First Kicks to First S


© copyright 2019 Ética da Terra - Rua Fidêncio Ramos, 160, 6o andar– Bairro Vila Olímpia - CEP:04611-000 - São Paulo SP - Brasil